Viajar pelo mundo, sentindo-se em casa. Esse é um dos valores proporcionados por várias startups com atuação global. Imagine-se chegando a outro continente, pegando o transporte pré-agendado, do aeroporto até uma estadia privativa dos sonhos, tudo reservado por aplicativo. Já no veículo que o aguardava com a temperatura ideal do ar condicionado, você aproveita para escolher no celular a playlist com os lançamentos do seu músico preferido, enquanto visita virtualmente o apartamento que pretende alugar quando voltar para o seu país de residência.
Comodidade e Praticidade
Essas comodidades só são possíveis devido a startups internacionalizadas como Uber, Airbnb, Spotify e Quinto Andar, que desempenham um papel crucial no comércio internacional e oferecem serviços aos clientes em diversos lugares do planeta.
As startups não só introduzem inovações tecnológicas e modelos de negócios revolucionários que facilitam nossa vida, mas também impulsionam o crescimento econômico das regiões em que se encontram, com a circulação de recursos e a geração de empregos diretos e indiretos.
Até pouco tempo atrás, muitos compradores e vendedores aguardavam o contrato original firmado e selado, por correio, para ter a certeza sobre a legitimidade da contratação. Hoje, através de plataformas como a DocuSign, firmar um contrato se tornou mais ágil e ao alcance do dedo.
A presença de startups internacionais aumenta a competitividade no mercado e naturalmente eleva a qualidade dos produtos e serviços que, em muitos casos, eram monopolizados por empresas locais.
O Sucesso das Startups Enxutas e Globais
Nos últimos anos, temos visto muitas startups que passam a ser internacionalizadas desde o início de suas atividades. Conhecidas como "born globals" ("globais desde o nascimento"), elas utilizam as mesmas estratégias das Lean Startups (“Startups enxutas”), já largamente utilizadas por outras startups: foco no desenvolvimento rápido de um produto mínimo viável (MVP) e busca contínua de melhorias dos produtos, com base no feedback dos clientes. Mas vão além.
As startups que nascem com o DNA da internacionalização, no mesmo impulso que tomam para alcançar o mercado local, miram e acabam por atingir mercados estrangeiros.
A conectividade democratizada e as tecnologias digitais são os principais veículos para a escalada internacional desde o seu lançamento. As startups que nascem globalizadas e atuam de forma enxuta personificam o conceito de escalabilidade exponencial.
Internacionalização e Crescimento
A internacionalização permite o acesso a mercados maiores e o aumento significativo da base de clientes. Spotify nasceu na Suécia, um país com cerca de 10 milhões e meio de habitantes. Hoje, está presente em 177 países e tem mais de 600 milhões de usuários ativos pelo mundo. Sua destreza e rapidez em expandir no mercado internacional foram chave para torná-lo o aplicativo de streaming de músicas mais usado no mundo.
A Uber, originalmente dos Estados Unidos, atua em 70 países ao redor do mundo.
O fato de operar em múltiplos mercados diversifica os riscos e traz à startup a tranquilidade de poder decidir se seguirá enfrentando eventuais riscos regulatórios ou instabilidade política em algumas regiões, podendo inclusive encerrar operações em alguns locais, sem que isso afete seu crescimento.
A DocuSign, plataforma de assinaturas digitais, foi criada em 2003 nos Estados Unidos e, desde então, angariou clientes espalhados por 180 países. Ao longo do tempo, viu-se obrigada a atender requisitos de diversas certificadoras. A internacionalização cria oportunidades constantes de inovação e acesso a novas tecnologias.
Fuja do Senso Comum
São inúmeras as vantagens de internacionalizar as startups, mas é comum achar que iniciar a empresa já internacionalizando os produtos ou serviços é assumir muitos riscos.
Pivote seu pensamento.
Ao planejar e executar a internacionalização com uma boa assessoria, colocando em prática os pilares da Lean Startup, os riscos passam a ser desafios calculados e as chances de crescimento estarão exponencialmente aumentadas.
Quer lançar sua ideia ao mundo? A CH3 Global quer estar junto com você. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos internacionais.
Se este artigo fosse uma música, seria "Born to be Wild" da banda Steppenwolf. Escute-a em nossa playlist para animar o seu dia.
Comments